quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uso das Ruas: Anamorfoses de Julian Beever

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Julian Beever é um artista inglês famoso por produzir um tipo de arte denominada chalk art que já foi apresentada em calçadas de diversos países, como Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Bélgica. Suas imagens são pintadas na calçada de tal forma que apresentam uma aparência tridimensional quando vistas de um ângulo apropriado.
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Fonte:
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo492.shtml
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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Modelo do Radamés

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Respectivamente, corte longitudinal, corte transversal e planta.
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Intervenção no Rio Arrudas (Parte II)

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Trabalho de photoshop
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Atualmente ao andar pela pista de corrida da Avenida dos Andradas, entre as estações Santa Tereza e Santa Efigênia, hora temos uma sensação boa por estarmos debaixo de árvores, hora sentimos calor e sede por excesso de cimento. Além disso, o ribeirão se encontra ali do lado, indiferente a paisagem, triste dentro de uma caixa de concreto. À noite o lugar é deserto, porque é bastante escuro e as pessoas têm medo de andar por ali.
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Mas essa realidade vai mudar com esse projeto. Serão plantadas mais árvores durante todo o percurso criando um clima mais fresco para a prática de esportes. Haverá mais acessos de um lado para outro do leito, assim podemos apreciar a correnteza, inclusive ficar ouvindo o barulho das águas batendo nas pedras que serão colocadas incrustadas no concreto.
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Em todo o trajeto serão instalados quiosques para fazermos um lanche durante o dia e para sair com os amigos à noite. Para solucionar o problema da iluminação do Arrudas, terão holofotes iluminando todo o rio e spots na lateral da pista de corrida localizados em lugares onde não serão encobertos pelas copas das árvores.
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Ao fazer suas caminhadas os pais também poderão levar seus filhos, pois as crianças nem perceberão o tempo passar quando estiverem se divertindo nos brinquedos. Para aumentar a convivência social serão colocados bancos para conversa e descanso. A pista de corrida será um pouco reformulada com remarcação do piso e a troca dos marcos de distância.

Disse que me disse: Inhotim

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Sem delongas, foi extremamente proveitoso e prazeiroso visitar o Instituto Inhotim em Brumadinho. Chegamos no local bem cedo e saímos à tarde quando o jardim botânico estava sendo fechado. Conseguimos passar por todas as galerias e vimos pelo menos metade das obras. Mas não recomendamos uma visita apressada pelo instituto. As paisagens, as obras, as galerias devem ser bem apreciadas por perspectivas diferentes. Inhotim serve como fonte de inspiração para quem tenha interesse em trabalhar com paisagismo, em projetos de arborização de vias urbanas, em revitalização de praças entre outros locais públicos. Em suma, Inhotim é um local zen... para quem gosta de passeios, arte, natureza e tranquilidade.
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Link:
www.inhotim.org.br

sábado, 10 de abril de 2010

Proposta de Intervenção

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Rio Arrudas
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Antes
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Depois
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Nossa proposta para o projeto do rio Arrudas compreenderia a parte do ribeirão que passa pela Avenida dos Andradas, da estação Santa Tereza até a estação Santa Efigênia de metrô.
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Nesse projeto buscamos a renaturalização do Arrudas, além da implantação de um maior número de passarelas exclusivas para pedestres e ciclistas, sendo que uma delas será mais larga e terá um coreto em seu centro com placas informativas sobre a nascente, afluentes , extensão do rio, entre outros.
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Propomos também o aumento da área de vegetação e de bandos na área criando espaços de convívio social, construção de playground para as crianças, acento tipo arquibancada voltado para o rio destacando sua importância e marcos de distância na pista de corrida na forma de tronco de árvore.
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Outra proposta é substituir os paredões de concreto, que limitam o leito, por pedras cor de âmbar (típicas de rios e cachoeiras) que ficariam incrustadas no cimento e os córregos que ali deságuam teriam um acabamento que remetesse a cachoeiras naturais.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Garimpo

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Entendida a cidade como um estabelecimento de edificações e usos dentro de um espaço, mesmo que não precisamente delimitado, podemos situar as “topias” no plano material (edificações) e virtual (usos). Isotopia remete-se a semelhança, planificação ou conexão aparente entre a identidade de um ou mais espaços ou a forma de apropriação deles. Em oposto, heterotopia representa a expressão das diferenças, distâncias e particularidades existentes entre as citadas esferas da habitação (edificação e uso). Já utopia, como representante do objeto não existente no plano material, mas somente no conjunto das idéias humanas, conforma-se a partir do desejo de existência física deste espaço imaginário, ou mesmo das possibilidades oferecidas por ele a serem incorporadas no esquema já existente no presente.


Um olhar particular nos revela interpretações diversas sobre a cidade em destaque, Belo Horizonte. Contudo, historicamente remete-se a primeira cidade planejada do país e com relevante influência da “belle epóque” européia Belo Horizonte foi inaugurada em 1897, composta por uma arquitetura contemporânea e eclética.
Contrastando com a solidez natural das montanhas, a rigidez humana dos edifícios instalou-se definitivamente e em meados da década de 30 foi iniciado o processo de
verticalização da cidade. Fato este, juntamente com várias mudanças que sofria a cidade, desencadeou um acelerado crescimento urbano. E aos poucos Beagá foi adquirindo características dignas de uma metrópole, fonte de desenvolvimento e instalação da mão-de-obra da massa humana controlada por monopólios industriais.


Hoje, séc. XXI, Belo Horizonte ainda se mostra em formação e mutação, ou seja, o que antes era um espaço isotópico tem se tornado heterotópico e vice-versa, conforme a necessidade do desenvolvimento da cidade.
Ao saímos pelas ruas de Belo horizonte, notamos que os espaços se diferem, se sobrepõem ou mesmo, simplesmente, mudam de perspectiva conforme a interpretação ou a forma que é usado pelo observador.

As ruas e avenidas do centro cidade podem ser consideradas espaços isotópicos, onde a presença das linhas retas são comumente utilizadas e diferem-se somente pelas suas distâncias. Em contrapartida, a de se notar as praças e parques da cidade, locais que por suas particularidades são caracterizados como heterotópicos, pois se diferem tanto usualmente quanto visualmente dos outros espaços. Como exemplo a Praça Sete de Setembro, Praça da Liberdade, Parque Municipal, Parque da Gameleira dentre outros. Há locais que se confundem como os shoppings centers, que podem ser considerados como heterotópicos pela sua aversão a cidade, como também isotópicos pelas suas estruturas padronizadas.



Em outros espaços ocorre uma mudança momentânea, como a Av. Afonso Pena, que em um dia da semana, domingo, deixa de ser um espaço isotópico para dar lugar a Feira de Artesanato conhecida como Feira Hippie, tornando-a assim um espaço heterotópico. Já nos edifícios conhecidos como “Torres Gêmeas”, localizados no bairro Santa Tereza a mudança foi definitiva. Um par de prédios destinados a serem ocupados de forma lícita logo tornar-se-iam um espaço isotópico, contudo isso não ocorreu, ainda inacabada a obra foi ocupada por sem-tetos. Sua fachada em tijolos à vista e a forma como é utilizado contrasta com a região tornando esses monumentos um espaço heterotópico.


A acrescentar, é notável na cidade a presença de espaços neutros e não-lugares, aqueles que quase não reparamos, que nos fazemos indiferentes diante deles, como alguns cruzamentos, pontes e passagens, ou seja, caminhos transitórios. Complexo de viadutos da Lagoinha, cruzamentos no centro de Beagá dentre outros exemplos.



Portanto, como profissionais de arquitetura e urbanismo, é nosso papel nos qualificarmos de modo que não aprendamos somente a saciar as vaidades da sociedade, mas também as suas necessidades enquanto componentes de um centro urbano em constante crescimento.