quarta-feira, 17 de março de 2010

A Trilogia Qatsi

.
Nesse começo de curso, vendo a filmografia oficial da disciplina Oficina de Fundamentação e Instrumentação, fiquei curioso para assistir esse "Kitchen Stories" de Bent Hamer. Estou baixando-o da net com direito a legendas em português. Assim que terminar, disponibilizo uma cópia para quem quiser.

Mas não era isso que queria comentar... acabei lembrando de um excelente documentário que assisti: Koyaanisqatsi (1983) de Godfrey Reggio, uma obra-prima sem diálogos nem comentários que combina perfeitamente música e imagem. A trilha sonora minimalista de Philip Glass contribui para a atmosfera hipnótica e facinante do filme. Recomendado para quem se enteressa por Arquitetura. Teve duas continuações: Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002), esse último, até ontem, não havia assistido. Acabei o achando completo para assistir no youtube dividido em 9 partes. Infelizmente, a qualidade das imagens estão ruins, para um filme feito para assistir no telão. Mas... já é alguma coisa. Por coincidência ou não, notei algumas semelhanças entre Naqoyqatsi e o texto "O Que É Cidade?" de Raquel Rolnik. Percebe-se no filme a dicotomia entre "natureza artificial", criada pelo homem, e "natureza primordial", que seria obra divina. A primeira imagem do filme é uma representação da Torre de Babel. Em seu texto, Rolnik diz que Babel "surgida para reunir os homens, impedindo que se espalhassem por toda a Terra, acabou por separá-los. O mito de Babel expressa a luta do homem por seu espaço vital, no momento de sedentarização". Rolnik descreve também a cidade como escrita, memória; como política; e como mercado. Tudo isso é representado nesse filme que prioriza a montagem, a justaposição de imagens, sempre em sincronia com a música. Não irei prolongar mais, pois vai estragar a surpresa. Abaixo, o link da 1.a parte de Naqoyqatsi...

http://www.youtube.com/watch?v=v-y2I0TYxb0

Um comentário:

  1. o filme "Salmer fra kjøkkenet" (Kitchen Stories) já tá baixado e funcionou perfeitamente. Quem quiser o filme, é só copiar do meu pen drive (espaço: 702MB).

    ResponderExcluir